Autoridades e militares que estiveram presentes na Demonstração das Operações Ribeirinhas 2022 - São José da Barra/MG

A Marinha do Brasil realizará, entre 9 e 23 de maio de 2023, a maior operação militar já vista em Minas Gerais, com a participação de mais de 1.300 Fuzileiros Navais e diversas aeronaves. O treinamento acontecerá em municípios do Sul de Minas e tem como objetivo possibilitar o treinamento de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e da Força Aeronaval em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências, em coordenação com o Estado de Minas Gerais e outros órgãos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nos dias 15 e 16 de maio, haverá Demonstrações Operativas no Lago de Furnas, com atividades relacionadas às Operações Ribeirinhas, desdobramento de uma Força de Paz de Emprego Rápido (QRF), treinamentos de Assalto Ribeirinho, Ação de Patrulha Naval, Transposição de Curso d’Água, Hello Casting e missões de combate envolvendo aeronaves da Marinha, como os AF-1B Skyhawk.

No segundo dia, acontecerão demonstrações do Grupo Especial de Retomada e Resgate (GERR) na Usina de Furnas e atividades que envolvam acidentes com múltiplas vítimas, incluindo descontaminação química e evacuação para hospital. Destaca-se ainda o treinamento de emprego do Pelotão de Engajamento da QRF, composto por 50% de militares do sexo feminino.

Os Fuzileiros Navais também realizarão uma Ação Cívico-Social (ACISO) na cidade de São José da Barra-MG, com palestras, atendimentos médicos, apresentação de banda e cães de guerra, além de apresentar um mostruário de materiais da Marinha. A Força Naval participará do Desfile Cívico e da Missa Solene pelo aniversário da cidade de Passos-MG, em 14 de maio.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).