Certificado da premiação do 24th Symposium on Virtual and Augmented Reality

No período de 24 a 28 de outubro, ocorreu na cidade de Natal (RN), nas instalações do Complexo Tecnológico de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o 24th Symposium on Virtual and Augmented Reality – SVR.

O simpósio, principal conferência sobre Virtual Reality (VR) e Augmented Reality (AR) no Brasil, promovido anualmente pelo Grupo Especial de Interesse em Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação, busca trabalhos na área de VR e AR que tenham significativo valor acadêmico para o setor e para a sociedade.

A busca pelos trabalhos concretiza-se por meio de três grandes concursos: Apresentação de artigos, Concurso de Dissertações e Teses e XR Experience. No âmbito do Concurso de Dissertações e Teses, cerca de 90 trabalhos foram enviados para a primeira fase, sendo 5 Dissertações e 5 Teses selecionadas para a apresentação na fase seguinte.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O trabalho intitulado (Realidade Virtual como Ferramenta de apoio na Tomada de Decisão no Combate em Ambiente Confinado), do Capitão de Corveta (FN) Thiago da Silva Gonçalves, recebeu a primeira colocação do respectivo concurso, ratificando a relevância do tema no meio acadêmico.

o capitao de corveta fn thiago da silva goncalves
O primeiro colocado no concurso apresenta o trabalho

O Centro de Simulação do Corpo de Fuzileiros Navais, sediado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), está desenvolvendo o simulador relacionado ao trabalho premiado. Em recentes testes, no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão “Tonelero”), já atestaram resultados positivos no incremento do adestramento de militares.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).