Programa Povo das Águas atende ribeirinhos em Corumbá (Foto: Clóvis Neto / Prefeitura de Corumbá)

A Prefeitura de Corumbá (MS) anunciou que levará vacinação e outros serviços essenciais aos moradores da região do Taquari nos dias 02 e 03 de maio, através do Programa Social Povo das Águas. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, conta com a parceria da Marinha do Brasil, que disponibilizará uma aeronave para o transporte da equipe responsável pela aplicação das vacinas. Serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Vacinal, incluindo contra Influenza e COVID-19.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ações de vacinação e serviços nas escolas e residências

No dia 02 de maio, terça-feira, a equipe estará na Escola Sebastião Rolon das 07h às 11h e na Escola Santa Aurélia das 12h às 16h. Já na quarta-feira, dia 03, as vacinas serão aplicadas na Escola Nazaré das 07h às 11h e na residência do Sr. Alexandre (Pelé) e Dona Avelina das 12h às 16h. Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em conjunto com a Marinha do Brasil, iniciará tratativas para que os ribeirinhos possam ter acesso à retirada de Carteira de Navegação na categoria “Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés”. Inicialmente, a ação beneficiará os moradores do Alto Pantanal e conta com a parceria do Instituto Acaia/Jatobazinho e da Capitania Fluvial do Pantanal.

Superação de desafios e ampliação do atendimento

O Programa Povo das Águas tem como objetivo suprir as necessidades dos moradores do Taquari, oferecendo atendimentos médicos, odontológicos, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento à pequena produção. Entretanto, desde agosto de 2022, as viagens à região não têm sido realizadas devido às condições de navegabilidade do rio Taquari. Com as chuvas intensas que atingem a região desde o início deste ano, o acesso via terrestre também foi prejudicado, dificultando ainda mais o atendimento às famílias ribeirinhas.

Para contornar essa situação, a Prefeitura de Corumbá busca alternativas para atender a população da região, seja através de parcerias com a Marinha e o Exército em situações emergenciais ou organizando projetos para acesso via terrestre, pela estrada da Nhecolândia. Atualmente, cerca de 220 famílias, aproximadamente 600 pessoas, são beneficiadas pelo Programa Povo das Águas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).