No dia 11 de outubro, das 9h às 12h30, a Marinha do Brasil, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), a Fundação Parque de Alta Tecnologia da Região de Iperó e Adjacências (Fundação PATRIA) visitarão o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), no qual serão apresentados projetos voltados para as empresas ligadas à tecnologia e inovação de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A RMS é composta por 27 municípios. Está estrategicamente situada entre duas importantes regiões metropolitanas do País − São Paulo e Curitiba −, além de manter limite territorial com a Região Metropolitana de Campinas. É uma das regiões que mais geram empregos no país.

O objetivo do encontro consiste em divulgar as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvidas pela Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), bem como apresentar as atividades da AMAZUL, da Fundação PATRIA e do Parque Tecnológico de Sorocaba.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, as áreas temáticas em que os projetos são distribuídos, as tecnologias desenvolvidas e de acompanhar discussões sobre temas relacionados à empresa AMAZUL, à Fundação PATRIA e ao Parque Tecnológico de Sorocaba.

A iniciativa possibilitará um ambiente de integração e interação entre empresas, governo, universidades e institutos de pesquisa, que viabilizará o estabelecimento de parcerias com foco em PD&I.

Serviço
Evento: Marinha do Brasil: PD&I para a soberania nacional.
Data e horário: 11 de outubro, das 9h às 12h30.
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Av. Itavuvu, 11.777 – Jardim Santa Cecília, Sorocaba – SP
Inscrições: Confirme a presença através do link https://bit.ly/ptsemarinhadobrasil

Programação
09:00 – 09:30 – Credenciamento e Café de Boas-vindas
09:30 – 09:45 – Abertura e Apresentação da parceria PTS / Marinha – Presidente do PTS, Nelson Cancellara;
09:45 – 10:30 – Apresentação da Marinha sobre seu sistema de PD&I, Áreas Temáticas da Marinha e Highlights sobre projetos;
10:30 – 11:00 – Debates;
11:00 – 11:30 – Apresentação da AMAZUL;
11:30 – 12:00 – Apresentação da Fundação PATRIA; e
12:00 – 12:30 – Debates e Encerramento.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).