Porto Alegre (RS) – O Comandante Militar do Sul (CMS), General de Exército Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, encerrou nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, a viagem institucional realizada ao Uruguai durante a semana. O objetivo da visita foi trocar experiências e estreitar laços com o País vizinho, com o qual o Brasil faz fronteira em uma faixa territorial de aproximadamente mil quilômetros, entre os municípios de Chuí e Barra do Quaraí, ambos no Rio Grande do Sul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em sua estada no exterior, General Soares teve encontros com o Embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Leal Raposo Lopes; com o Comandante do Exército Uruguaio, General de Exército Gerardo Fregossi; e com o Adido do Exército Brasileiro no Uruguai, Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior.

O Uruguai é um importante parceiro do Brasil, de quem se tornou independente há quase 197 anos, em 25 de agosto de 1825. O Comandante Militar do Sul esteve na cidade de Rio Branco, a primeira do Uruguai após a fronteira com Jaguarão-RS, e visitou o Regimiento de Caballería Mecanizado Nº 7.

Na capital Montevidéu, esteve no Comando Geral do Exército Uruguaio e no Regimiento Blandengues de Artigas de Caballería Nº 1, assim denominado em homenagem ao General José Gervasio Artigas, considerado um herói nacional do país vizinho.

“Estas visitas são importantes para manter os laços unidos”, divulga o Exército do Uruguai em seu site oficial.

Fonte: Comandante Militar do Sul

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).