A Marinha do Brasil (MB) participou do desfile cívico-militar em comemoração ao Bicentenário da Independência, no dia 7 de setembro, em Vitória (ES), com um grupamento da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após 2 anos sem a comemoração da data, o 7 de setembro deste ano foi celebrado com desfiles aéreo, marítimo e terrestre simultâneos e atraiu cerca de 4.000 pessoas.

o desfile terrestre contou com a presenca do efetivo de diferentes organizacoes militares
O desfile terrestre contou com a presença do efetivo
de diferentes organizações militares

No Canal de Vitória, o desfile marítimo foi conduzido pelo Navio-Patrulha “Gurupi”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, seguido por 2 embarcações de Busca e Salvamento (SAR), 2 botes, 2 motos aquáticas da CPES e embarcações da Polícia Federal, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

Concomitantemente, a festividade também contou com a apresentação da aeronave Bell Jet Ranger, pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução, as do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que sobrevoaram a Baía de Vitória.

Ainda em celebração à data, ocorreu um desfile terrestre, com a participação de 880 militares, incluindo um pelotão feminino, que representaram o Grupamento da Marinha. Em complemento ao desfile, também se apresentaram militares do 38° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, servidores da Polícia Civil, Grupo de Escoteiros e estudantes das escolas da Grande Vitória.

O desfile contou com a participação de 2.300 civis e 2.300 militares, além de integrantes das Forças de Segurança.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).