A Major Gabriela Rocha Bernardes, militar do Comando Militar do Leste (CML), recebeu um importante reconhecimento por seu desempenho em serviço internacional. Condecorada com a Medalha do Pacificador pelo Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás, a cerimônia de entrega ocorreu durante um evento sobre operações de paz promovido pelo CML, pela Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) e pelo Escritório de Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Missão de Paz no Sudão

Snapinsta.app 355478934 261266286666128 6390643982585648801 n 1080

Atualmente, a Major Gabriela atua a serviço da ONU como a única brasileira integrante do Comitê Permanente de Cessar-fogo da Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS). Ela fez parte do último grupo da ONU evacuado do país africano em 27 de abril de 2023, 13 dias após a eclosão de um grande conflito armado entre as tropas militares sudanesas e o maior grupo paramilitar do país.

Conflito Armado e Crise Humanitária

O conflito já deixou um saldo alarmante de mais de 1800 mortes, 1 milhão de deslocados e 330 mil refugiados, fruto de ataques e ameaças constantes a civis. A crise alcançou a cidade de El Fasher, na região de Darfur, onde estava locada a Major Gabriela. Sua evacuação sob risco de morte foi conduzida pelas tropas de nações amigas, demonstrando a gravidade da situação no local e a importância da presença de forças de paz internacionais.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).