A Escola Superior de Defesa (ESD) marcou sua presença no Primeiro Exercício Binacional Integração (1º EBI 2023), realizado em Porto Alegre, RS. O evento, uma parceria entre o Ministério da Defesa (MD) brasileiro e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), ocorreu entre 27 de novembro e 1º de dezembro de 2023. Este exercício representa um avanço significativo nas relações de cooperação em defesa e proteção civil entre o Brasil e a Argentina.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação Diversificada e Objetivos Claros

9aa63067 7f79 4e62 a9bb ef7c03e6ab36

O 1º EBI 2023 reuniu mais de 130 participantes, incluindo membros das Forças Armadas brasileiras e argentinas e de órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). O objetivo principal foi estabelecer acordos bilaterais, atualizar doutrinas, capacitar pessoal, desenvolver infraestrutura de coordenação e aprimorar a integração entre as instituições. O foco é a melhoria do apoio à proteção e defesa civil e à assistência humanitária internacional.

Exercício de Mesa e Simulação de Desastres

88a7440d fe8e 4ac9 adaf 8045ccafb410

O evento foi conduzido na modalidade Exercício de Mesa, com cenários simulados de desastres de grandes proporções típicos da região Sul do Brasil. Situações como ciclones extratropicais, chuvas intensas, fortes ventos e quedas de granizo foram utilizadas para simular emergências e estados de calamidade pública. Este formato proporcionou um ambiente controlado, mas realista, para a prática e avaliação das estratégias de resposta a desastres.

Planejamento para Exercícios Futuros

d2f776e2 797f 46aa 9686 a4e957deb309

Para 2024, está previsto um exercício prático na fronteira Brasil-Argentina, enfocando as cidades gaúchas de Santiago, São Borja, Itaqui e Uruguaiana. Este exercício prático visa fortalecer ainda mais a capacidade de resposta conjunta em situações reais de emergência, consolidando a cooperação binacional entre Brasil e Argentina em termos de defesa e assistência humanitária.

Perspectiva

A participação da ESD no 1º EBI 2023 simboliza um passo importante na direção de uma colaboração mais estreita e eficiente entre Brasil e Argentina em situações de emergência. Este evento reforça a importância da preparação conjunta e do compartilhamento de conhecimentos e recursos em defesa civil e assistência humanitária, estabelecendo um modelo para futuras operações binacionais.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).