Nesta segunda-feira (23), às 12h54 (horário de Brasília), o avião de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Porto Príncipe, Haiti, levando ajuda humanitária ao local que foi atingido por terremotos e ciclone na última semana.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A aeronave transportou cerca de 10,5 toneladas de materiais e equipamentos de emergência, medicamentos e insumos para atendimento de saúde, além de bombeiros que irão atuar nos locais afetados. A iniciativa é um esforço conjunto dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE), da Saúde (MS) e do Desenvolvimento Regional (MDR).

bc6df0e7 470a 413d a31d 31b0e2619fea

A delegação brasileira foi recebida no Aeroporto Internacional de Porto Príncipe pela Encarregada de Negócios da Embaixada do Brasil no Haiti, Marissol Romaris. De acordo com a representante, a chegada da ajuda brasileira é um gesto de solidariedade que irá contribuir com a população: “O Brasil tem um histórico conosco, principalmente, nesse tipo de socorro. Esperamos, além do auxílio, salvar vidas”, disse.

1e5f5306 7da3 4fdd 9c24 d7977d21ec77

Apoio Estratégico

As operações com o apoio do Brasil no Haiti serão executadas por 32 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), de Minas Gerais (CBMMG) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Com eles, seguem dois cachorros treinados para atuar em busca e salvamento. Os agentes permanecerão no País por cerca de três semanas, com o objetivo de prestar apoio humanitário.

18b02c50 e1ec 4148 9bd7 bac7ac50edfc

Quinze desses militares participaram, em 2019, das buscas em Brumadinho (MG), por ocasião do rompimento da Barragem Córrego do Feijão no Estado. Além disso, outros quatro membros da FNSP atuaram em missão humanitária em Moçambique, no mesmo ano. A experiência e expertise anterior dos militares foi levada em consideração para a composição da Missão Humanitária Multidisciplinar em apoio ao Haiti.

O Coronel Bombeiro Militar Marcelo Teixeira Dantas, Comandante da Missão, relata que a atribuição inicial da equipe é realizar buscas e resgates em estruturas colapsadas. “A capacitação técnica do nosso pessoal é o diferencial”, afirmou.

O Sargento Natanael Ronerston Kovalski, da Força Nacional de Segurança Pública, é especializado em busca, salvamento e atendimento pré-hospitalar. Ele relata estar ansioso para o novo desafio: “A expectativa é poder empregar o máximo de recursos humanos e materiais em prol da população haitiana”, disse.

Integrando Forças

O apoio logístico das Forças Armadas na ação interministerial do Governo Federal possibilitou a pronta-resposta à solicitação do Governo do Haiti. A aeronave da Força Aérea Brasileira tem previsão de chegada a Brasília às 07h de quarta (24).

Fotos: Wilhan Campos | CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).