São Gabriel da Cachoeira (AM) – A 21ª Companhia de Engenharia de Construção ministrou o Estágio de Construção de Pontes Rodoviárias de Madeira para integrantes das organizações militares diretamente subordinadas ao Comando do 2º Grupamento de Engenharia , sediado em Manaus.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a capacitação, os estagiários aprenderam sobre a classificação das pontes quanto à forma, tipos de madeiras empregadas e tipos de fundações. Também estudaram as técnicas de manutenção e construção da infraestrutura e superestrutura das pontes de madeiras.

A madeira utilizada para construção de pontes sob responsabilidade do Exército Brasileiro cumpre todos os requisitos previstos em lei quanto à documentação emitida por órgão ambiental federal, estadual ou municipal.

As pontes de madeira tiveram grande importância para o desenvolvimento da Humanidade, pois permitiram aproximar e desenvolver comércio entre diversas regiões, bem como prover a mobilidade de tropas em batalhas.

Fonte: 21ª Companhia de Engenharia de Construção

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).