Estão abertas até o dia 3 de julho as inscrições para a turma 2023 do Programa de Extensão Cultural da Escola Superior de Guerra (PECESG)! Uma oportunidade singular de aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas, o curso será realizado nas instalações da ESG, localizada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, entre 27 de julho e 8 de novembro. Os encontros são planejados preferencialmente para às quartas-feiras, das 13h30 às 16h.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ciclo de Palestras e Visitas Culturais-Pedagógicas

O programa consiste em um ciclo de palestras e visitas culturais-pedagógicas abordando temas fundamentais para a compreensão do cenário brasileiro e global. Entre os tópicos a serem explorados estão: Defesa Nacional, Segurança Pública, Relações Internacionais, Geopolítica, Comunicação Social, Cidadania e Psicologia, dentre outros. Uma visão integrada e aprofundada dessas temáticas é essencial para a formação de cidadãos conscientes e profissionais capacitados para atuar em diversas frentes de trabalho.

A Quem se Destina o PECESG

O PECESG, que oferece emissão de certificado de extensão, é destinado a um amplo público-alvo. Inclui desde militares e civis, passando por jovens estudantes, profissionais estabelecidos, até iniciantes pesquisadores e experientes interessados pela temática. Independentemente de sua área de atuação ou nível de conhecimento, o programa traz oportunidades de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento em temas de grande relevância atual.

Inscrições e Vagas Limitadas

As vagas são limitadas para o PECESG, portanto, os interessados devem realizar suas inscrições o quanto antes. A relação dos inscritos confirmados estará disponível no site da ESG no dia 11 de julho. Esta é uma oportunidade única de ampliar horizontes e adquirir conhecimentos que podem ser fundamentais para o crescimento pessoal e profissional.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).