No dia 1º de agosto, a Estação Naval do Rio Grande (ENRG) alcançou um marco significativo na manutenção naval brasileira. O Aviso Balizador Rigel (AvB Rigel), uma embarcação fundamental para a segurança marítima, foi desdocado após a realização de manutenção em suas obras vivas. O destaque dessa operação foi o uso de um método inovador: os ‘airbags’ ou roletes infláveis. Essa técnica, empregada tanto na docagem quanto na desdocagem da embarcação, representa um salto qualitativo na forma como o Brasil cuida de sua frota naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Operação Segura e Eficaz: Militares e Parceria Civil

A operação foi conduzida de forma eficaz e segura, envolvendo militares da ENRG e do Serviço de Sinalização Náutica do Sul (SSN-5), em conjunto com a empresa LACEL Soluções Navais. A presença de autoridades, como o Comandante de Operações Navais e Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e o Comandante do 5° Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, além de representantes políticos, como o Vereador de Rio Grande, Sargento Edisnei Domingues Rodrigues, sublinhou a importância deste evento.

Benefícios e Impactos: Economia e Flexibilidade

imagem 2023 08 15 082926482

O uso de ‘airbags’ na docagem de navios não é apenas uma novidade técnica; é uma estratégia que aponta para um futuro promissor. Essa técnica resulta em economia de recursos e oferece maior flexibilidade para a manutenção de embarcações sediadas no Com5ºDN. Além disso, minimiza os longos períodos de afastamento da sede para a realização de manutenção geral, o que se traduz em maior disponibilidade de meios para cumprir as missões essenciais.

Fomentando o Desenvolvimento Local

A adoção dessa técnica inovadora tem um impacto que vai além dos portos e navios: ela contribui diretamente para o desenvolvimento econômico da região de Rio Grande/RS. Com a capacidade de realizar manutenções de navios e embarcações localmente, a cidade pode se tornar um polo de serviços navais, fomentando a segurança marítima, ações de Socorro e Salvamento (SAR), comunicação marítima e facilidades logísticas. É uma inovação que, além de fortalecer a Marinha, tem o potencial de impulsionar a economia de uma cidade inteira.

Navegando Rumo ao Futuro

A utilização de ‘airbags’ na docagem de navios pela Estação Naval do Rio Grande é mais do que uma inovação técnica. É um símbolo de um Brasil que inova, que busca soluções inteligentes e que está comprometido com o desenvolvimento sustentável de suas regiões. É um exemplo claro de como a tecnologia, quando aplicada de forma estratégica, pode ser uma poderosa aliada na construção de um país mais forte e próspero.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).