O Dia do Soldado não é apenas uma data no calendário, mas sim um momento de reflexão e homenagem àqueles que dedicam suas vidas à defesa da nação. Em 25 de agosto, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou uma cerimônia especial em Recife para comemorar esse dia tão significativo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, uma figura emblemática e Patrono do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis

Snapinsta.app 370614690 669175301779008 7024743954565630671 n 1080

Presidindo a solenidade estava o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Raul. A cerimônia contou com a participação de tropas das Organizações Militares localizadas em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Além da presença militar, o evento foi enriquecido com a entrega de condecorações a personalidades que, com seus serviços, fortaleceram os laços entre o Exército Brasileiro e outras instituições parceiras.

Entre as personalidades civis que abrilhantaram o evento, destacamos a presença do Deputado Federal Eriberto Medeiros, ex-Presidente da ALEPE; o Deputado Estadual Renato Antunes, que coordena a Frente Parlamentar de Apoio à Escola de Sargentos do Exército; o Dr. Ricardo Essinger, Presidente da FIEPE; o Cel PM Hercílio Mamede, Secretário Chefe da Casa Militar do Governo de Pernambuco; e a Profa. Dra. Maria do Socorro Cavalcanti, Reitora da Universidade de Pernambuco.

O Legado do Soldado

Snapinsta.app 369860052 117813944725245 672639935178647941 n 1080

O Dia do Soldado é uma oportunidade de reconhecer o valor e a dedicação dos homens e mulheres que compõem as Forças Armadas do Brasil. Eles são os guardiões da nossa nação, prontos para defender nossa soberania e nossos valores. A cerimônia realizada pelo CMNE em Recife é uma demonstração do respeito e admiração que o Exército Brasileiro tem por seus soldados e por todos aqueles que contribuem para o fortalecimento da instituição.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).