O Programa Espacial Brasileiro (PEB), que tem uma trajetória marcada por avanços e desafios, recentemente relembrou um dos episódios mais trágicos de sua história. No dia 22/08, completaram-se 20 anos do acidente que vitimou 21 profissionais dedicados à causa aeroespacial. Em homenagem a esses heróis, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, inaugurou a “Praça Heróis de Alcântara”, um espaço que eterniza a memória e o legado desses profissionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reconhecimento e Gratidão

WhatsApp Image 2023 08 24 at 14.48.13 3

Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do DCTA, destacou a dedicação e compromisso desses profissionais que, com seu trabalho, deixaram marcas indeléveis no setor de pesquisa, inovação e tecnologia do Brasil. Suas contribuições foram fundamentais para a continuidade e avanço do Programa Espacial Brasileiro. O Prefeito Anderson Farias também ressaltou a importância do reconhecimento e da memória, garantindo que a cidade e o país jamais esquecerão o valor e a dedicação desses heróis.

Momento de Reflexão e Esperança

WhatsApp Image 2023 08 24 at 14.48.13 1

No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), um ato solene, já tradicional, foi realizado no exato momento em que o acidente ocorreu, duas décadas atrás. Uma muda de ipê-amarelo foi plantada, simbolizando a renovação e a perpetuação da memória desses profissionais. O Capelão do DCTA, Tenente-Coronel Carlos de Oliveira Berto, trouxe palavras de conforto e esperança, reforçando a crença na ressurreição e na continuidade do legado deixado por esses heróis.

Legado que Permanece Vivo

WhatsApp Image 2023 08 24 at 14.48.13 2

A cerimônia foi encerrada com palavras emocionantes de Doris Maciel Cezarini, representante das famílias das vítimas. Ela destacou a importância de manter viva a chama de obstinação e patriotismo que ardia no coração de cada um dos 21 profissionais. O legado deixado por eles é um testemunho de dedicação, amor à pátria e compromisso com a ciência e a tecnologia aeroespacial.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).