Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira, a cidade de Salvador foi palco de uma operação policial que visava desmantelar uma perigosa organização criminosa envolvida em atividades ilícitas como tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos. A operação, nomeada de Fauda, foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), uma colaboração entre a Polícia Federal (PF) e a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). No entanto, o que deveria ser uma ação de sucesso acabou sendo marcada por uma tragédia: a morte de um agente da Polícia Federal, Lucas Caribé Monteiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Luta Incansável contra o Crime Organizado

A operação mobilizou cerca de 100 agentes das polícias Federal, Militar e Civil, que estavam empenhados em cumprir ordens judiciais em busca de foragidos, armas, munições e entorpecentes. A região de Valéria, em Salvador, foi o epicentro desta ação, onde os agentes enfrentaram uma resistência violenta por parte dos criminosos. Durante o confronto, além da perda lamentável do agente Lucas, outros dois agentes foram feridos, e quatro suspeitos de integrar a organização criminosa foram mortos.

Homenagens e Solidariedade

A morte do agente Lucas Caribé Monteiro, que dedicou anos de sua vida ao serviço policial desde 2013, gerou uma onda de luto e solidariedade. A Direção-Geral da PF expressou seu “profundo pesar” e decretou luto oficial de três dias. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também manifestou sua solidariedade, anunciando que o diretor-geral substituto da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, iria à Bahia para acompanhar de perto as investigações e estabelecer as orientações necessárias.

Investigações em Andamento

A Polícia Civil da Bahia, em parceria com a SSP-BA, está dedicando todos os seus esforços para investigar o homicídio do agente Lucas e a tentativa de homicídio de outro servidor da PF e do investigador Vockton Carvalho Freire. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu a responsabilidade de apurar o caso, prometendo não descansar até que a justiça seja feita. O agente Vockton, que foi atingido no rosto durante a operação, está recebendo tratamento médico e será submetido a uma cirurgia em um dos olhos.

A operação Fauda serve como um lembrete sombrio dos riscos que os agentes de segurança enfrentam diariamente na luta incansável contra o crime organizado. A perda do agente Lucas Caribé Monteiro é uma tragédia que ressalta a necessidade de apoiar e valorizar os homens e mulheres que colocam suas vidas em risco para proteger a sociedade. Que a memória de Lucas sirva como um símbolo de coragem e dedicação, inspirando futuras gerações a continuar essa luta vital.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).