No dia 6 de dezembro de 2023, o 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista, conhecido como Batalhão Santos Dumont, vivenciou um momento significativo em sua história com a solenidade de Passagem de Comando do Cel INF PRAZERES ao TC INF DOUGLAS. Esta cerimônia não só marca uma mudança na liderança, mas também reafirma o compromisso contínuo do batalhão com os valores e princípios militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inauguração do Retrato e Entrega de Distinções

A cerimônia começou com a inauguração do retrato do Cel PRAZERES na galeria dos Eternos Comandantes, um gesto que simboliza o reconhecimento e a gratidão pelos serviços prestados. O momento foi enriquecido pela entrega do Distintivo de Comando Dourado ao Cel Prazeres pelo Gen Bda Veterano GILSENO, marcando o reconhecimento de suas realizações como Eterno Comandante do Batalhão Santos Dumont.

TC DOUGLAS Recebe Diploma de Chivunk Uno 37

Snapinsta.app 408251192 1562059417956309 1553524635512632178 n 1080

Em um dos pontos altos da cerimônia, o TC DOUGLAS recebeu a Faca e o Diploma de Chivunk Uno 37, uma honraria concedida aos que assumem a nobre missão de comandar o “DOIS MEIA”. Este momento reflete a transição da responsabilidade e a continuidade da excelência no comando do batalhão.

Formatura Militar e Transmissão do Cargo

A formatura militar de transmissão do cargo foi realizada no Campo de Parada Coronel Menna Barreto e presidida pelo Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista. A presença dos Eternos Comandantes do BSD, de Comandantes de OM, convidados e familiares, reforçou a importância da cerimônia, simbolizando a união e o espírito de corpo que caracterizam o Batalhão Santos Dumont.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).