De 26 a 30 de junho, quinze integrantes da Guarda Portuária da PortosRio participaram de um curso intensivo chamado “Operação em Sistemas de Comando e Controle”. O treinamento, conduzido pela renomada Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), contou com a instrução do Tenente-Coronel Luiz Freire, diretor do Centro Estadual de Gestão de Desastres (CESTGED) da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, e do Coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS-RJ), Carlos Albuquerque.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conteúdo do Curso e Sua Importância

curso UERJ um dos instrutores da Defesa Civil 3Durante o curso, uma série de tópicos fundamentais foram discutidos, incluindo a análise de cenários e riscos, o gerenciamento integrado de crises e desastres e o sistema de comando de incidentes. O Superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, afirmou que “os conhecimentos adquiridos visam reforçar a capacidade da Guarda Portuária em lidar eficientemente com situações desafiadoras e contribuirão para uma atuação ainda mais eficaz em prol da segurança nos portos da PortosRio”. Esta é uma etapa fundamental na constante evolução da Guarda Portuária em suas responsabilidades de proteger os portos e manter a ordem e a segurança.

Simulado da Polícia Federal

simulado da PF promovido pela conportos

Além do treinamento operacional avançado, a Guarda Portuária teve a oportunidade de participar de um simulado organizado pela Coordenação de Operações Táticas da Polícia Federal, a convite da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS). O exercício ocorreu no Porto Sudeste, em 26 de julho. Durante o simulado, os membros da Guarda fizeram parte do grupo de gerenciamento de crises, lidando com um cenário hipotético de invasão ao terminal em um ambiente com reféns.

Guarda Portuária: Sempre em Evolução

Estes eventos sublinham a importância da formação contínua e do aprimoramento das competências para todos os envolvidos na segurança dos portos. As habilidades e competências adquiridas durante essas sessões de treinamento e simulado são inestimáveis na prevenção e resposta a incidentes de segurança. Com os constantes desafios que se apresentam, a Guarda Portuária da PortosRio continua a investir em treinamentos e desenvolvimento de suas equipes, para que possam garantir a segurança e a ordem nos portos do Rio de Janeiro.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).