O Ministério da Defesa homenageou as servidoras civis e militares em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta segunda-feira (8). O evento, no salão nobre da Pasta, teve participação restrita devido às medidas de combate à Covid-19.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

 A celebração contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, e do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

Na ocasião, foi exibido vídeo elaborado em parceria com o Ministério da Defesa de Portugal em homenagem àquelas que dedicam suas vidas em prol das nações. No Brasil, mais de 34 mil mulheres integram o quadro de servidores do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

YouTube video

Durante a cerimônia, a Capitão de Fragata Carla Marcolini Monteiro de Castro Araújo e Souza recebeu, do Ministro da Defesa, uma lembrança para enaltecer o trabalho realizado por ela em prol da igualdade de gênero. Em 2019, a Comandante Carla ganhou o prêmio de “Defensora Militar da Igualdade de Gênero da Organização das Nações Unidas” pelo seu desempenho na Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).

Antonio Oliveira-22.jpg

A militar integra a Marinha do Brasil há 24 anos e afirma que tomou essa decisão pelo desejo de expandir seu potencial e dar apoio a mais pessoas. “Foi uma oportunidade também de inspirar outras mulheres. Nem sempre sabemos se é a coisa certa, mas é preciso confiar nos instintos. Temos isso de acolher, de ser mãe, de cuidar e a gente consegue fazer a diferença”, avaliou.

A servidora civil Rosângela de Fátima Almeida é a que está há mais tempo na Pasta. Ela recebeu uma lembrança em agradecimento aos 44 anos de dedicação profissional. Antes da criação da Pasta da Defesa, em 1999, ela trabalhava no Estado Maior das Forças Armadas. Atualmente, a servidora atua na Assessoria Parlamentar. “Em todos os setores que passei, sempre fui muito acolhida. E levo comigo essa questão da disciplina e da camaradagem pregada pelos militares. Estar aqui recebendo essa homenagem é um reconhecimento do meu trabalho”, disse.

 Antonio Oliveira-23.jpg

Em discurso, o Ministro Fernando Azevedo lembrou o período de transição para inclusão de mulheres nas Forças Armadas. “É uma história de luta, superação e conquista. E aqui no MD somos testemunhas das conquistas de várias de vocês em funções muito importantes e desempenhadas perfeitamente. Então dou parabéns às mulheres brasileiras neste Dia Internacional da Mulher”, enfatizou.

 Antonio Oliveira (2).jpg

Outra integrante de longa data da Pasta é a servidora Maria da Glória Constantino da Silva. Hoje, ela é Assessora Técnica da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) e afirma que passou por grandes desafios e lições em 35 anos de carreira. “Precisei provar minha capacidade, com garra, fibra e coragem consegui. Mas meu maior aprendizado foi pessoal, pois pude conhecer a vida militar e ver pessoas tão comprometidas com a pátria e a vida do próximo”, contou.

Antonio Oliveira-15 (2).jpg

Para a Coronel Carla Beatriz, no Exército há quase 30 anos, algumas mulheres podem ter receio de servir às Forças Armadas devido aos conceitos antigos do serviço militar. “Realmente há uma doação pessoal intensa, não é fácil, mas é gratificante. Não conheço uma mulher ou homem que após entrar na Força, não tenha se entusiasmado e tido orgulho de tomar essa decisão”, afirmou. As mulheres presentes no evento receberam uma rosa como símbolo da admiração e respeito do Ministério pela força e determinação feminina.
Antonio Oliveira-29 (2).jpg

Por Viviane Oliveira
Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).