Grupo técnico vai atuar no incentivo à exportação de produtos de defesa

O Time Brasil Defesa pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) foi instituído, na terça-feira (11). Trata-se de grupo técnico de coordenação, articulação e acompanhamento de negociações de operações de financiamento e de concessão de garantia à exportação de produtos de defesa (Prode).

O Time Brasil Defesa é uma proposta apresentada pelo Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (Depfin) da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) no âmbito das discussões do Grupo Técnico de Defesa (GT Defesa) da Camex. Esse conceito surgiu com base no modelo de atuação de outros países, em prol de suas exportações de produtos de defesa, e na experiência de atuação integrada dos atores brasileiros responsáveis por operações de crédito à exportação.

Integram o Time Brasil Defesa o Ministério da Defesa, a quem cabe a Secretaria-Executiva do grupo, o Ministério da Fazenda, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e a Secretaria Executiva da Camex.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A expectativa é que o grupo possibilitará dar maior celeridade às negociações de exportação de produtos de defesa. Isso devido às especificidades do setor, que se caracteriza por venda governo a governo, de produtos com alto conteúdo tecnológico e mercado altamente competitivo.

Com informações da Depfin
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui