Escoteiros do Mar e a Tripulação do SSN-3 reunidos após a Cerimônia do Dia da Marinha

No dia 14 de junho, o Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste (SSN-3) abriu suas portas para um grupo especial: 20 jovens integrantes do Grupo de Escoteiro do Mar Gaspar Lemos (17º GEMAR). A visita teve como objetivo permitir aos jovens a participação em diversos eventos significativos, como o Cerimonial à Bandeira, e uma ida ao Navio Hidrográfico Balizador Comandante Manhães (NHiBComteManhães). Além disso, puderam acompanhar de perto a cerimônia interna alusiva ao Dia da Marinha e receberam uma demonstração detalhada das atividades relacionadas à Sinalização Náutica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Escotismo Marinho e sua Importância

as1 75
Escoteiros do Mar visitando o NHiBComteManhães

O Escoteiro do Mar é uma das vertentes do Escotismo, um movimento global que visa o desenvolvimento dos jovens através de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira. A principal diferença dessa modalidade marinha em relação às demais é a realização de atividades no litoral, baías, rios, enseadas, lagos, pantanal e represas que permitam a navegação de embarcações de todos os tipos. O objetivo é desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, seja pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela, a remo e a motor, ou pelo estudo da oceanografia e esportes náuticos, sempre incentivando o culto das tradições da Marinha.

A Importância da Sinalização Náutica e a Experiência no SSN-3

Durante a visita, os jovens escoteiros tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância crucial da Sinalização Náutica na segurança da navegação marinha. Por meio de demonstrações e explicações dos profissionais do SSN-3, eles puderam entender como as diferentes sinalizações náuticas auxiliam na orientação de embarcações e na prevenção de acidentes no mar. A experiência no Navio Hidrográfico Balizador Comandante Manhães permitiu uma visão mais prática dessas atividades, solidificando o aprendizado.

Um Olhar para o Futuro da Marinha

A interação entre o SSN-3 e o Grupo de Escoteiro do Mar Gaspar Lemos é um exemplo de como a Marinha busca engajar e educar as novas gerações sobre a vida marinha e suas práticas. Através dessas iniciativas, a Marinha do Brasil semeia o interesse e a paixão pelo mar, inspirando potencialmente futuros marinheiros e garantindo a continuação de suas tradições.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).