*Alberides de Lima Passos - Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-Regional Pernambuco* - 09/12/1920-20/082022).
É com grande pesar que a ANVFEB PE, comunica a todos o falecimento nesta noite do nosso Presidente o Vetetano Alberides de Lima Passos, em sua residência.

Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e console a todos os familiares.

O Veterano Alberides nasceu no município de Correntes-PE. Cursou durante 3 anos (1936 a 1939) o Seminário São José em Garanhuns. Ao deixar o Seminário mudou-se para Recife em busca de emprego.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Alistou-se como voluntário no Exército, em 3 de março de 1942, sendo nesse mesmo ano designado para Fernando de Noronha, onde realizou o curso de Cabo. Após 5 meses na ilha foi transferido para o 15° RI em João Pessoa, onde foi promovido a Cabo.

Retornando ao Recife seguiu para o Campo de Instrução Engenho Aldeia (hoje Campo de Instrução MarechalNewtonCavalcanti), onde participou de treinamento e manobras militares. Seguiu para o Rio de Janeiro em 9 de julho de 1944, sendo incorporado ao 1°RI – Regimento Sampaio.

A 22 de setembro de 1944 seguiu para a Itália no 2° Escalão da FEB, a bordo do navio norte-americano Gen Mann.

Na Itália desempenhou as funções de Municiador, Mineiro e Sapador. Dentre outras ações de Combate, participou do ataque vitorioso à Monte Castelo. Foi ferido por estilhaços de granada, sendo operado primeiramente no Hospital Militar de Pistóia e depois no Hospital de Livorno, onde permaneceu durante 60 dias, felizmente sem danos permanentes.

Retornou ao Brasil com o 2° Escalão a bordo do navio Mariposa, desembarcando no Rio de Janeiro no dia 22 de agosto de 1945. Recebeu as seguintes com decorações: Medalha de Guerra, Medalha de Campanha da FEB, Medalha Sangue do Brasil, Medalha da Vitória, Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, dentre muitas outras.

“Conspira contra sua própria grandeza, um povo que não cultua seus feitos heroicos!”

#ExércitoBrasileiro
#CMNE
#MãoAmiga

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).