No último dia 29 de julho, o Lar da Criança Raio de Luz, situado na cidade de Rio Grande, teve um motivo especial para sorrir. A instituição, que se dedica diariamente a cuidar de crianças em situação de vulnerabilidade, recebeu uma generosa doação de aproximadamente 70kg de alimentos. O gesto solidário veio do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG), que, com essa ação, reforçou o compromisso de apoiar e fortalecer a comunidade ao seu redor.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecendo o Lar da Criança Raio de Luz

O Lar da Criança Raio de Luz não é apenas uma instituição. É um refúgio, um espaço de amor e cuidado para 31 crianças que enfrentam desafios diários. Com caráter filantrópico e sem fins lucrativos, o lar nasceu da mobilização de uma parcela da comunidade, preocupada em oferecer um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes de 0 a 16 anos. A dedicação é contínua, com cuidadores presentes 24 horas por dia e uma equipe multidisciplinar formada por dentista, psicóloga e pedagoga. A missão? Proporcionar oportunidades, fomentar o desenvolvimento integral das crianças e prepará-las para um retorno positivo ao convívio familiar, seja ele o original ou um novo lar.

Ações que transformam

O trabalho do Lar da Criança Raio de Luz vai além do acolhimento. Por meio de atividades educativas, culturais, de lazer e assistência, a instituição busca oferecer uma formação completa e amorosa a cada criança. E foi justamente esse compromisso que tocou o coração do GptFNRG. No início de 2020, em meio aos desafios da pandemia, o Grupamento iniciou sua colaboração filantrópica com o lar. Desde então, ações solidárias são realizadas anualmente, sempre com o objetivo de apoiar e trazer benefícios concretos para a instituição e, claro, para cada criança acolhida.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).