O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, vinculado ao Comando do 5° Distrito Naval, realizou entre os dias 25 e 31 de março de 2023 o ADEST-EQ I, no Campo de Instrução de Santa Tecla, localizado na cidade de Bagé-RS e subordinado à 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército brasileiro. O adestramento contou com a participação de 130 militares e teve como objetivo aprimorar as habilidades dos militares nos níveis de esquadra de tiro e grupos de combate em exercícios operativos de pequenas frações.

Atividades realizadas durante o ADEST-EQ I

Captura de Tela 2023 04 02 as 06.39.40

Durante o ADEST-EQ I, foram realizadas atividades como pista de obstáculos, orientação diurna e noturna, tiro instintivo com o emprego de equipamento de visão noturna e designador infravermelho, primeiros socorros, comunicações, DefNBQR, tiro de combate e fogo e movimento. A aeronave UH-15 Super Cougar, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, e militares do Batalhão Tonelero viabilizaram a qualificação de mestres de lançamento do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande nas atividades de rapel e fast rope.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conclusão do adestramento e fortalecimento das habilidades do Grupamento de Fuzileiros Navais

Captura de Tela 2023 04 02 as 06.39.52

A conclusão do adestramento ADEST-EQ I fortalece e consolida as bases necessárias ao emprego do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande no cumprimento de suas tarefas precípuas. O treinamento intensivo, realizado em parceria com a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército brasileiro, contribui para aprimorar as habilidades e competências dos militares, garantindo a efetividade do Grupamento nas mais diversas situações operacionais.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).