Equipe de Inspeção Naval aborda barco de pesca na Praia do Forte, em Cabo Frio-RJ

A tranquilidade e a segurança nas águas são essenciais para quem vive ou visita a região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Com esse objetivo, a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) intensificou suas ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário em pontos estratégicos da cidade. No dia 23 de setembro, a equipe esteve presente em áreas de grande circulação de embarcações, como o Canal de Itajuru, Ilha do Japonês, Ilha dos Papagaios e canal Palmer.

Prevenção e Conscientização: Prioridades da Operação

download scaled
Equipe de Inspeção Naval aborda moto aquática no Canal do Itajuru, em Cabo Frio-RJ

Mais do que simplesmente fiscalizar, o objetivo dessas ações é educar e conscientizar. A segurança da navegação é fundamental para evitar acidentes no mar e nas águas interiores, protegendo não apenas quem está a bordo das embarcações, mas também os banhistas que frequentam as praias da região. Durante a operação, foram inspecionadas 13 embarcações e 17 motos aquáticas. Dessas, 4 receberam notificações por irregularidades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reforço nas Orientações e Uso da Tecnologia

Além das inspeções, os militares da DelCFrio enfatizaram algumas recomendações essenciais para quem navega: respeitar os limites de velocidade nos canais, evitar o consumo de álcool ao conduzir embarcações e estar sempre atento às normas de segurança. Uma novidade apresentada foi o aplicativo NAVSEG, uma iniciativa da Marinha do Brasil em parceria com o Ministério do Turismo. Esse aplicativo foi desenvolvido para ampliar a segurança de condutores e passageiros, sendo uma ferramenta útil e prática para quem deseja navegar com tranquilidade.

Navegar com Responsabilidade

A região dos Lagos, especialmente Cabo Frio, é um destino conhecido por suas belezas naturais e águas convidativas. No entanto, para que todos possam aproveitar esses encantos com segurança, é fundamental que as normas de navegação sejam respeitadas. As ações da DelCFrio reforçam o compromisso da Marinha em garantir que as águas de Cabo Frio sejam, acima de tudo, um espaço de lazer seguro para todos.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).