Wilson Dias - Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, se reuniram com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para discutir o fortalecimento do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Eles pediram o aumento de voos no aeroporto, que enfrenta uma queda na quantidade nos últimos anos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Limitação de voos no Santos Dumont

Castro e Paes sugeriram a limitação de voos no Aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense. Eles propuseram que as rotas entre as capitais sejam transferidas para o Galeão, mantendo no Santos Dumont apenas os voos da ponte aérea Rio-São Paulo e entre o Rio e Brasília.

Proposta para fortalecer o Galeão

O governador e o prefeito entregaram ao ministro um estudo do governo do estado, da prefeitura e de entidades como a Firjan, a Fecomércio e a Associação Comercial do Rio. A proposta visa fortalecer o Galeão e aumentar sua atratividade, beneficiando o turismo e a economia do estado.

Relação com a concessionária Changi Airport

O ministro Márcio França afirmou que o governo federal está empenhado em buscar uma solução para o Galeão em parceria com a prefeitura e o governo estadual. Ele anunciou que conversará com a concessionária Changi Airport, de Singapura, para saber se a empresa tem interesse em continuar operando o aeroporto. Há possibilidade de o governo federal recusar a devolução da concessão em troca de um acordo que aumente o fluxo de passageiros no Galeão.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).