Os ministros da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, estiveram reunidos, na tarde da terça-feira (06/07), para tratar da reforma do sistema de apoio da União às exportações. As discussões, realizadas no âmbito do Governo Federal desde o ano passado, têm por finalidade simplificar e modernizar as normas de exportação no País, facilitando a comercialização dos produtos brasileiros no mundo.
guedes 1.jpg

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a reunião, os ministros abordaram aspectos operacionais relacionados à Base Industrial de Defesa (BID), componente fundamental da economia brasileira, uma vez que representa 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB). As 1130 empresas que integram a BID, juntas, geram cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos, promovendo o desenvolvimento tecnológico de forma a atender não só a Defesa, mas outros setores da indústria.

guiedes 3.jpg

O Ministro Braga Netto destacou que o desenvolvimento da BID é estratégico para o Ministério da Defesa e contribui com uma das prioridades atuais do Governo Federal, que é a recuperação da economia. “As tratativas sobre a reestruturação do sistema de apoio oficial às exportações buscam aprimorar o suporte do Governo Federal à indústria de defesa, que se pauta não apenas por questões técnicas e econômicas, mas também por interesses geopolíticos”, disse.

guedes 3.jpg

Pela Defesa, participaram o Secretário-Geral da Pasta, Sérgio Pereira; o Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Degaut; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antônio Paulo Vogel de Medeiros; o Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva; e o Assessor Especial do Ministro General de Brigada André Bastos Silva.

Representando o Ministério da Economia, participaram o Secretário-Executivo, Marcelo Pacheco dos Guaranys; o Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, Diogo Mac Cord de Faria; o Secretário Especial Adjunto de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, Pedro Maciel Capeluppi; o Secretário Especial de Fazenda, Bruno Funchal; a Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier; e o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Foto: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).