Fernando Frazão/Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou na quinta-feira (11), durante a conferência Latam GRI Infra & Energy 2023 em Nova Iorque (EUA), que o futuro do Rio de Janeiro é a economia verde. No evento, Castro discutiu as propostas de políticas energéticas e as oportunidades do mercado fluminense.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“O Rio de Janeiro vive um novo momento. Recuperamos o protagonismo nacional e a confiança da sociedade e do empresariado. Agora, estamos prontos para o futuro, que é a economia verde. A energia renovável é barata e gera economia, empregos e renda para a população”, afirmou o governador, enfatizando que o Estado possui vantagens relacionadas ao setor verde. Entre elas, destacam-se a infraestrutura e a possibilidade de ampliação da carteira de investimentos que, atualmente, conta com mais de US$ 150 bilhões voltados para as áreas de petróleo e gás, energia eólica, biomassa, biogás e biometano.

Transformação do Rio em um Hub Energético

“Com os esforços do governo, estamos transformando o Rio de Janeiro em um hub energético. Somos o maior produtor de gás natural do país, com 73% da produção. O estado tem ainda a segunda maior infraestrutura de distribuição e transporte do Brasil, com 6.300 km de extensão de malha de gasodutos”, explicou Castro.

Desenvolvimento do Mercado de Gás Fluminense

Por sua vez, o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal (PSD), falou sobre o desenvolvimento do mercado de gás fluminense, visando a redução dos preços do combustível, através do incentivo à competitividade e atração de investimentos.

“A proposta é abrir o mercado, permitindo que grandes consumidores de gás (indústrias, postos de GNV e comércio, por exemplo) comprem gás não só do distribuidor, mas também diretamente do produtor, por meio da figura do comercializador”, afirmou Hugo Leal.

Com informações da Rádio Tupi

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).