O Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), localizado em Manaus (AM), realizou, no dia 18 de outubro, evento alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), no qual homenageou autoridades Civis e Militares que se destacaram pela atuação em suas áreas e contribuíram para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira no ano de 2020 e 2021. A cerimônia ocorreu no Teatro Amazonas, e contou com personalidades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de militares das Forças coirmãs e auxiliares.

i21101919304301800

Durante a solenidade houve apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Manaus (BAMN), além da exibição dos vídeos institucionais de 80 anos da Força Aérea Brasileira e da reativação do Comando Aéreo Amazônico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i21101919440202163

O Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, agradeceu a presença dos convidados e enalteceu a importância do evento. “Os anos de 2020 e 2021 foram extremamente desafiadores para a Guarnição de Aeronáutica de Manaus. O enfrentamento da pandemia, a falta de oxigênio no estado do Amazonas e a atuação das diversas OM da FAB em conjunto com a Marinha, Exército e órgãos civis, estimularam o surgimento da sinergia que resultou em grandes resultados para a sociedade amazonense. Reconhecer, no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, aqueles abnegados que se dedicaram pela saúde dos pacientes acometidos pela COVID-19, foi um gesto de justiça e uma questão de honra”, concluiu o Oficial-General.

Título Membro Honorário da Força Aérea Brasileira

Como forma de reconhecimento aos homens e mulheres da sociedade civil que contribuíram sobremaneira na execução da missão da FAB e, por consequência, do VII COMAR no âmbito da Amazônia Ocidental, foi outorgado pelo Comando da Aeronáutica o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira para dez personalidades civis.

i21101919433904891

Dentre os homenageados, o Diretor do SEBRAE no Acre, Senhor Lauro da Veiga Santos, ressaltou a relevância da interação com o Comando Aéreo Amazônico. “Receber essa honraria da Força Aérea Brasileira tem um significado muito grande. A parceira institucional entre o SEBRAE-AC e o VII COMAR tem sido extremamente produtiva”, disse.

Entrega de destaque

i21101919305809665

Em decorrência da situação pandêmica ocasionada pelo vírus COVID-19 no estado do Amazonas, a FAB mobilizou seus meios aéreos para transferência de pacientes, transporte logístico de oxigênio e insumos hospitalares. Na oportunidade, foram utilizadas as aeronaves KC-390, C-130, C-105, C-97 e C-98.

Nesta senda, o Comandante do VII COMAR, reconhecendo a atuação dos homens e mulheres que, por meio de entrega total, abnegação e comprometimento com a missão, tiveram trabalhos evidenciados durante a Operação COVID-19, entregou um troféu para os militares que mais se destacaram.i21101919440807553

Dentre os agraciados, o Capitão Médico Waldyr Moysés de Oliveira Junior, responsável pela coordenação das evacuações aeromédicas do Hospital de Aeronáutica de Manaus, destacou que contribuir com o sucesso da Operação COVID-19 foi muito gratificante. “Como profissional da saúde, foi uma honra atuar na linha de frente do combate à pandemia, minha maior realização está em tratar e ajudar pessoas. Agradeço ao VII COMAR pelo reconhecimento”, disse.

Fotos: Cabo Pardo / VII COMAR e Soldado Weslley / CINDACTA IV

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).