No dia 23 de setembro de 2021, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) recebeu a visita de Comitiva do Ministério da Defesa, do Ministério da Cidadania, do Ministério da  Justiça, do Ministério da Educação, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de representantes do Programa Pátria Voluntária.

IMG 4785 scaled

Durante a visita, a comitiva conheceu as principais atividades realizadas pelo Núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do GptFNB. Inicialmente foi realizado uma palestra sobre o PROFESP, o Projeto João do Pulo (PJP), o Rachel de Queiroz Arte e Cidadania e o Navegar, apresentada pelo Comandante do GptFNB, CMG (FN) Vannei de Almeida Silva Junior. Em seguida, foram apresentadas as oficinas com as atividades desempenhadas pelos alunos, como, futebol, tênis, esportes aquáticos e lutas. Juntamente com as demostrações dos esportes realizados, também foram apresentadas as instalações, onde são realizadas cada atividade desempenhada, incluindo-se também, dentre as atividades, as aulas de canto e música.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PROFESP foi desenvolvido por intermédio de uma parceria entre os Ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social, tendo como objetivo democratizar o acesso à prática e a cultura do esporte em todo o País. O Programa atende crianças e adolescentes que moram em áreas de vulnerabilidade e atua como instrumento de inclusão social. Atualmente, o GptFNB atende cerca de 400 jovens, de 7 a 16 anos, que estejam matriculados nas escolas de ensino básico do Distrito Federal e que residam nas localidades da Vila Planalto, Varjão, Estrutural e Paranoá.

Estiveram presentes na Comitiva de visita, o Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Senhor Marcos Montes Cordeiro, o Secretário-Executivo do Ministério da Educação, Senhor Victor Godoy Veiga, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), Ten Brig Ar R/1 Jeferson Domingues de Freitas, a Secretária-Executiva do Programa Pátria Voluntária, Senhora Adriana Ramos Silva Pinheiro, o Comandante do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, a Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Senhora Fabíola Pulga Molina, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Senhor Luiz Roberto Beggiora, o Secretário Nacional de inclusão Social e Produtiva, Delcimar de Oliveira Silva, a Secretária de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania, Senhora Ivonice Aires Campos Dias, a Secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Senhora Luciana Siqueira Lira de Miranda, o Diretor do Departamento de Projetos Sociais, General de Divisão R/1 William Georges Felippe Abrahão, o Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Senhor Ronaldo Lima dos Santos, o Presidente da Associação Nacional dos Produtos de Alho (ANAPA), Senhor Rafael Jorge Corsino, Assessor da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Contra Almirante (RM1) Eduardo Assad Fontenelle, o Chefe de Gabinete do SEPESD, Brigadeiro do Ar R/1 Fernando Almeida Riomar e a Presidente do Conselho de Mulheres Cristãs do DF, Cristiane Brasil Espindola.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).