O Grupo de Apoio ao Esquadrão de Aeronaves de Asa Fixa e Helicópteros de Emprego Geral da Marinha do Brasil (GAerNavMan) alcançou um feito histórico na manutenção da aeronave AF-1B N-1001, pertencente ao 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque. Esta missão, que começou em julho de 2022 como parte da inspeção Standard Depot Level Maintenance (SDLM), marcou a primeira vez que a Marinha do Brasil realizou a delicada remoção da asa de uma aeronave AF-1B.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desafio Complexo, Resultados Cruciais

download 2

A remoção da asa é uma tarefa altamente complexa devido à intrincada rede de conexões hidráulicas e elétricas que mantém a asa em funcionamento. Essa etapa é crucial para a inspeção estrutural do interior da asa e dos parafusos de fixação na célula da aeronave. O sucesso dessa operação representa um avanço significativo nas capacidades de manutenção da Marinha, garantindo a segurança das operações futuras.

Preparando para a Segurança a Longo Prazo

A conclusão da inspeção SDLM possibilitará que a aeronave opere com segurança por 39 meses, após uma revisão completa de sistemas hidráulicos, mecânicos e eletrônicos, incluindo o assento ejetável. Esse esforço demonstra o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança e eficácia de suas aeronaves, mantendo sua frota em condições ótimas para cumprir suas missões críticas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).