A Saab recebeu um pedido de serviço e manutenção do Centro de Treinamento de Combate norueguês. O valor do pedido é de aproximadamente 200 MSEK e o contrato é válido entre outubro de 2020 e 2024, com possibilidade de adição de três anos ao fim do acordo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os compromissos da Saab no contrato correspondem ao suporte do sistema operacional e configuração de um local adicional na parte norte da Noruega. A Saab trabalha com a Noruega em sistemas de treinamento e simulação desde 2004.

“Temos o prazer de continuar nosso apoio de longo prazo aos Sistemas de treinamento de forças da Defesa da Noruega. Manteremos as possibilidades de interoperabilidade com OTAN e outras nações aliadas, mas ofereceremos ao cliente norueguês capacidades adicionais por meio da configuração em um local adicional”, diz Åsa Thegström, head da unidade de Treinamento e Simulação na área de negócios Dynamics da Saab.

As Forças de Defesa da Noruega irão manter a capacidade de treinar com brigadas no país e no exterior. A interoperabilidade com a OTAN e outros países são e serão uma capacidade importante em exercícios multinacionais ao vivo com simuladores, por exemplo, e com parceiros de treinamento como EUA, Suécia, Finlândia e Holanda.

Este pedido foi realizado durante o terceiro trimestre de 2020.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).