Manaus – AM – Entre 9 e 13 de maio, a Seção de Apoio à Operacionalidade do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) realizou avaliações de oficiais e praças, alunos do Curso de Operações na Selva (COS), categorias « B » e « C », do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A principal finalidade do estudo é fornecer subsídios ao Exército e ao CIGS para aumentar a segurança do COS, ao verificar os efeitos das operações em ambiente de Selva, no organismo do militar e prevenir, assim, o risco de rabdomiólise.

As atividades foram realizadas na Base de Instrução Cel Jorge Teixeira (BI 4), onde foram avaliados 84 militares. A pesquisa busca verificar as alterações na composição corporal dos futuros Guerreiros de Selva, em função das diferentes fases do Curso, bem como comparar o nível de água corporal total, mensurado pelo aparelho de bioimpedância InBody, com a densidade de urina.

Desta forma, o IPCFEx se faz presente nos centros de instrução do Exército Brasileiro, cumprindo fielmente a Portaria N 2.002, de 13 de dezembro de 2019, que aprova a Diretriz para o Monitoramento da Saúde do Militar nas atividades de Risco, na Instrução Militar e em Operações no Exército Brasileiro (EB10-D-01.003).

IPCFEx: Ciência para a saúde, a operacionalidade e o desporto militar.

07CIGS

01CIGS

02CIGS

03CIGS

04CIGS

05CIGS

06CIGS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).