O EXCON Tápio 2023, um dos mais importantes exercícios militares do Brasil, está em pleno desenvolvimento na Base Aérea de Campo Grande. Durante a semana dedicada ao tema ‘Resgate’, importantes figuras militares, como o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e o General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, fizeram questão de estar presentes, observando de perto as ações e estratégias desenvolvidas pelos nossos militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos e Ações do Exercício

i2382418411208658

Ao chegarem ao local, as autoridades foram recebidas pelo Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, que apresentou detalhadamente os conceitos, metas e atividades do EXCON Tápio 2023. Este treinamento, que envolve mais de 700 militares, tanto brasileiros quanto estrangeiros, tem como principal objetivo aperfeiçoar e nivelar o conhecimento das nossas forças armadas.

A Importância da Sinergia entre as Forças

i2382418262904410

O Tenente-Brigadeiro Almeida ressaltou a essencialidade da sinergia e comunicação entre as diferentes forças armadas. No EXCON Tápio 2023, Marinha, Exército e Aeronáutica trabalham juntos, fortalecendo os laços de cooperação e garantindo que todas as missões sejam realizadas com eficácia e precisão. A capacidade de operar em conjunto, de forma integrada, é o que garante o sucesso em operações reais.

Fase de Resgate: Treinamento para Situações Adversas

i2382419000208737

A semana ‘Resgate’ foi marcada por atividades intensas, focadas na recuperação e resgate de militares em situações de risco. Simulações realistas foram criadas para treinar os combatentes a agir em áreas de conflito, garantindo que todos retornem à base de forma segura. O General Baganha destacou a relevância de exercícios como o Tápio 2023, que preparam as Forças Armadas para atuar em um cenário moderno e volátil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).