Para discutir temas de interesse do ensino nas Forças Armadas, militares participaram do XI Encontro Pedagógico do Ensino Médio Militar (EPEMM). O evento, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, ocorreu de modo híbrido, online e presencial, no Colégio Naval, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro proporcionou troca de experiências e debate sobre os novos paradigmas na área educacional, em face da pandemia provocada pelo novo coronavírus. As discussões contaram com a participação de representantes do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (DEPENS), do Corpo Docente e de Equipe Técnico-Pedagógica do Colégio Naval, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), além de outras organizações militares de ensino das Forças Armadas.

Fotos:  Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (DEPENS)

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).