A  Banda de Música da Base Aérea de Canoas (BACO) apresentou-se no IX Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, no último domingo (05/02). O festival é um dos principais eventos do calendário artístico do Rio Grande do Sul, que acontece na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

Estiveram presentes no festival o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Riveiro, o Comandante da Base Aérea de Canoas, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Canoas, familiares e público externo, entre os quais a Secretária de Cultura de Gramado Rosa Helena Pereira Volk e o Diretor Artístico do evento, Allan John Lino. A apresentação contou com um vasto repertório, desde Gilberto Gil a Michael Jackson e Elton John.

Para Genilson Luiz Júnior, de apenas quatro anos, apresentações de Bandas Militares já estão presentes desde a barriga da mãe, Danielly Costa. Ele estava acompanhando sua mãe e seu pai, o Suboficial Genilson, músico da Banda de Música da Base Aérea de Recife, que também participava do evento. “A música é muito importante para o desenvolvimento infantil porque ela trabalha na questão cognitiva e na questão motora como também na questão do comportamento da criança”, disse o Suboficial Genilson. Durante a apresentação, Genilson Júnior fez questão de levantar a batuta do seu pai em frente a Banda.

Para o Diretor Artístico do IX Gramado In Concert, Alan John Lino, a parceria entre a organização do evento e a Força Aérea evidencia o principal objetivo das bandas, o de integrar e aproximar pessoas. “A apresentação da Banda de Música da BACO mostra a representatividade num conjunto social, e traz ao convívio com a comunidade questões culturais e artísticas próprias e divide isso com a sociedade. Essa importância é muito valorizada por nós do Gramado In Concert”, destacou.

Sobre o evento

O Gramado in Concert é um festival internacional de música, cuja proposta é oferecer o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Além das atrações artísticas, o evento recebe a cada ano, centenas de estudantes brasileiros e estrangeiros para os quais são oferecidos oficinas dos mais variados instrumentos, práticas de orquestra e projetos especiais.

O Gramado In Concert é um evento oficial do município de Gramado e tem um caráter turístico, artístico, cultural e de lazer, além do caráter pedagógico pois oportuniza a jovens músicos de todo o Brasil aulas de instrumentos e práticas coletivas, conduzidas por renomados professores brasileiros e estrangeiros que participarão do evento.

Fotos: V COMAR

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).