No dia 08 de março de 2023, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou com pesar o falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcus Herndl, aos 85 anos de idade, no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP). O Tenente-Brigadeiro Herndl ingressou na FAB em março de 1956, onde ocupou importantes cargos e funções, além de possuir mais de 5.500 horas de voo em mais de 21 tipos diferentes de aeronaves.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Tenente-Brigadeiro Herndl deixou um legado de dedicação, profissionalismo e amor à Força Aérea em seus 51 anos de serviço, sendo sete anos como Ministro do Superior Tribunal Militar. Ao expressar seus sentimentos à família e amigos, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, afirmou que “com muita tristeza, perdemos um grande líder”.

O corpo do Tenente-Brigadeiro Herndl será transportado de São Paulo (SP) para Goiânia (GO) e o velório ocorrerá ainda hoje, no Cemitério Jardim das Palmeiras (GO), após a chegada do corpo. O sepultamento está previsto para amanhã (09/03).

A FAB manifesta suas condolências e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares neste momento difícil. O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcus Herndl será lembrado por sua contribuição significativa para a Força Aérea Brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).