Cabos e soldados da 16ª Base Logística (16ª Ba Log) executaram, no dia 19 de agosto, a marcha de 24 km prevista no Programa-Padrão de Instrução de Qualificação do Cabo e do Soldado. A tropa participou desse exercício totalmente equipada, com armamento de uso coletivo e material necessário à vida na selva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade iniciou com um apronto, simulando uma situação de ordem de marcha. A marcha foi desenvolvida em itinerário rural e urbano, com início às 19h30, no km 17 da estrada da Emade, e término à 1h30, em frente ao Pavilhão de Comando da 16ª Ba Log.

Os desafios inerentes às características do ambiente amazônico, o peso transportado e a longa distância percorrida foram superados pelas demonstrações de rusticidade, camaradagem e espírito de sacrifício, que são esperados dos militares que integram a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, a Brigada das Missões.

Ao término da atividade, o Aluno Dias, um dos destaques do Curso de Formação de Cabos 2021, proferiu as tradicionais “Leis da Guerra na Selva”, em respeito aos antepassados que deram as suas vidas para conquistar e manter a Amazônia Brasileira.

Fonte: 16ª Ba Log
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).