A Fiocruz promove nos dias 3 e 4 de dezembro o II Seminário Fiocruz na Antártica. Realizado de forma virtual, o evento busca discutir os bastidores e desafios de se fazer ciência na região a partir da experiência do primeiro ano do projeto FioAntar. O projeto investiga riscos e oportunidades que os microrganismos presentes na região podem oferecer à saúde humana, em uma perspectiva de vigilância epidemiológica que busca beneficiar o Sistema Único de Saúde.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“O FioAntar tem por premissa o conceito de saúde única, envolvendo a saúde humana e não humana numa perspectiva integrada muito importante nesse momento de visão sobre as emergências sanitárias e, particularmente, nestes tempos de pandemia de Covid-19”, explica a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade de Lima. O primeiro dia do seminário conta com uma mesa de abertura com a presidente da Fiocruz, o vice-presidente de produção e inovação em saúde, Marco Krieger, o Secretário da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (Secirm), almirante Rocha Martins, e de um representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em seguida, uma mesa com participantes do projeto abordam a preparação e os resultados das duas primeiras expedições da Fiocruz, que ocorreram em dezembro de 2019 e janeiro de 2020. A experiência do campo na Antártica, o dia a dia no navio de pesquisa, a montagem do laboratório permanente na Estação Antártica Comandante Ferraz e as percepções pessoais dos participantes guiam as conversas no primeiro dia. A mediação será feita pela diretora do Canal Saúde, Márcia Castro.

No segundo dia, representantes dos laboratórios que compõem o FioAntar conversam sobre a complexidade e os desafios de cada área da pesquisa, como o desenvolvimento de metodologia e a integração das amostras às coleções biológicas da Fiocruz. O FioAntar busca mapear microrganismos novos e já conhecidos presentes na Antártica, identificando possíveis patógenos que podem representar ameaças à saúde pública. Em outra linha, de bioprospecção, o projeto vai investigar o potencial uso dos microrganismos identificados para desenvolvimento de novas tecnologias e produtos em saúde, como medicamentos e insumos.

Serviço
II Seminário Fiocruz na Antártica
3 e 4 de dezembro, de 9h30 às 12h

Programação
3/12 – 9h30 – Mesa de abertura
Nísia Trindade Lima – Presidente da Fiocruz
Marco Krieger – Vice- Presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz
Almirante Rocha Martins – Secretário da Comissão Interministerial para Recursos do Mar
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (a/c)

10h15 – Fiocruz na Antártica – Fazendo ciência  
Wim Degrave (Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática/IOC)
Fernando Motta (Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo/IOC)
Marcia Chame (Laboratório de Ecologia/Ensp)
Juana Portugal (Assessoria de Comunicação Social/INI)
Martha Brandão (Bolsista FioAntar)
Paulo Lara (Vídeo Saúde/Icict)

4/12 – 9h30 – Pesquisa: desafios e expectativas
Wim Degrave (Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática/IOC)
Adriana Vivoni (Laboratório de Fisiologia Bacteriana/IOC)
Luciana Trilles (Laboratório de Micologia /INI)
Harrison Magdinier (Laboratório de Biologia Molecular aplicada a Micobactérias/IOC)
Julia Dias (Coordenação de Comunicação Social)
Tatiana Prado (Laboratorio de Virologia Comparada e Ambiental/IOC)
Maria Ogrzewalska (Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo/IOC)
Marcia Chame (Laboratório de Ecologia/Ensp)

Fonte: Agência Fiocruz

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).