No dia 23 de agosto, em que se comemora o 104º aniversário da Aviação Naval, o Comando da Força Aeronaval inaugura o monumento o que expõe uma aeronave Mc Donnel-Douglas A-4 Skyhawk, na orla da praia do centro da cidade de São Pedro da Aldeia.

Essa iniciativa busca reforçar os vínculos históricos com a cidade, que é  considerada a morada da Aviação Naval, despertando e reforçando o orgulho da população aldeense por abrigar a única Base Aérea Naval do Brasil, desde 1961.

A aeronave exposta, denominada AF-1 na Marinha e operada pelo 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), já teve importante papel para a segurança do país, atuando em áreas oceânicas, nos 5,7 km2 da nossa Amazônia Azul, com a missão de interceptar alvos aéreos, localizar, acompanhar e, se necessário, atacar eventuais alvos de superfície, reconhecimento, defesa de área marítima restrita, além de defesa de plataformas de exploração e explotação de petróleo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em virtude da situação epidemiológica enfrentada pelo país, somada à possibilidade de presença numerosa de adultos e crianças, o Comando da Força Aeronaval decidiu não realizar uma cerimônia de inauguração do monumento, evitando aglomerações e preservando a saúde da população aldeense.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).