Ainda em ação na Operação Yanomami, a Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o lançamento de materiais para a recuperação da pista de pouso do Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF), do Exército Brasileiro (EB), localizado na região de Surucucu (RR), cujo o único meio de acesso é o aéreo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao todo, foram lançadas 36 toneladas de materiais de reparo e equipamentos como compactador de solos, cortadora de asfalto e soprador. Na primeira fase, antes do início da operação, ocorreu o lançamento de 25 toneladas. Já na segunda fase, foram cerca de 2,5 toneladas lançadas, em missões de aproveitamento, finalizando, nessa terça-feira (07/02), com o envio de 7,5 toneladas.

i232710175301143Logo após a chegada dos insumos, a obra ficará a cargo dos militares do Sexto Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), do EB.

A recuperação da pista, localizada a 270 quilômetros da capital Boa Vista, atenderá não somente as demandas da FAB, como também do 4º PEF e das comunidades indígenas, melhorando o apoio à região, uma vez que possibilitará o pouso de aeronaves de maior porte.

Operação Yanomami

WhatsApp Image 2023 02 07 at 20.21.15
A FAB atua na Operação Yanomami desde o dia 22/01, realizando o lançamento e o transporte de medicamentos e alimentos que são distribuídos entre as comunidades indígenas da região, assoladas por esta grave crise sanitária. Desde o início da operação, somando-se mais de 441 horas de voo, a FAB já enviou 3.939 cestas básicas, 78,7 toneladas de mantimentos e remédios e realizou 74 evacuações aeromédicas.

Fotos: Sargento Lucas Nunes / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).