A Força Aérea Brasileira (FAB) abrirá 103 vagas para o Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) do ano de 2023. As inscrições começam nesta segunda-feira (05/12) e terminam no dia 19/12/2022. Para se inscrever basta acessar o site www.ciaar.intraer. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para participar do exame o candidato deve ser Suboficial do Quadro de Suboficiais e Sargentos (QSS) ou do Quadro Feminino de Graduados (QFG) de especialidade correlata à do Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (QOEA). Precisa ter concluído, com aproveitamento, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), não completar até a conclusão do estágio 63 anos de idade e ter sido promovido à atual graduação até 1º de dezembro de 2022, independente do tempo de serviço que possuir.

O processo seletivo é composto de Provas Escritas (Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico e Validação Documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 19/03/2023. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), no dia 04/09/2023, para matrícula no estágio que tem duração aproximada de treze semanas. Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será nomeado Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).