A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), uma das principais referências globais no mercado de munições e reconhecida Empresa Estratégica de Defesa, celebra a conquista da renovação do certificado de “Empresa Ética” pelo terceiro ano consecutivo. Este reconhecimento é um testemunho do compromisso permanente da CBC com os mais altos padrões de integridade, ética e transparência em suas operações.

Rigorosos Critérios de Compliance e Conduta

O prestigioso certificado, conferido pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), reflete o cumprimento pela CBC dos rigorosos critérios estabelecidos pelo Programa Uma Empresa Ética. Entre os principais requisitos avaliados estão:

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

  • A implementação e divulgação de um robusto Código de Conduta e Ética, acessível publicamente no site institucional da CBC.
  • A condução de treinamentos periódicos sobre Compliance, assegurando que toda a equipe de colaboradores esteja alinhada aos princípios éticos da empresa.
  • A disponibilização de um canal de denúncias independente, reforçando o comprometimento da CBC com a transparência e a responsabilidade corporativa.

Compromisso com a Continuidade e Melhoria dos Processos

A CBC mantém seu compromisso com a melhoria contínua, atualizando constantemente sua estrutura de Compliance e adequando suas políticas e procedimentos às exigências legais, como a legislação anticorrupção brasileira e internacional, bem como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esses esforços são evidenciados pela adoção e atualização do Código de Conduta CBC Trust, em vigor desde 2017, e do Código de Conduta para Terceiros, ambos integralmente disponíveis para consulta no site da empresa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).