No dia 26 de junho de 2023, a Major Gabriela Rocha Bernardes, integrante do Comando Militar do Leste (CML), proferiu uma palestra elucidativa sobre sua experiência no Sudão. Servindo sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), a Major Gabriela fez parte do Comitê Permanente de Cessar-Fogo da Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS). Durante o agravamento da crise humanitária do país, a militar brasileira permaneceu no Sudão até a última leva de evacuação, ocorrida 13 dias após o início do conflito. Em sua missão de um ano, a oficial monitorou e reportou acordos e negociações de cessar-fogo na região de Darfur, no oeste sudanês.
Palestra para Preparação de Missões da ONU
Major Gabriela compartilhou suas vivências com 60 alunas do curso de preparação para missões da ONU (Core Pre-deployment Training Materials – CPTM), no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, da Marinha do Brasil. Além disso, também apresentou sua experiência a 34 participantes do Estágio de Coordenação Civil-Militar, ministrado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Este centro é subordinado ao Exército Brasileiro e vinculado ao Ministério da Defesa, e entre os participantes da apresentação estavam policiais, civis e militares brasileiros e estrangeiros.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Desafios e Aprendizado na Convivência Multicultural
A militar falou abertamente sobre as experiências adquiridas ao viver a convivência multicultural e conhecer hábitos e costumes de um país predominantemente muçulmano. Major Gabriela também discorreu sobre os desafios diários enfrentados para lidar com protocolos de segurança, além da mediação e gestão de conflitos no país africano. Sua mensagem ressaltou o aprendizado adquirido em uma missão desafiadora de construção da paz.
Representando o Brasil em Missões Internacionais
Orgulhosa, a Major Gabriela ainda enfatizou o significado de representar o Brasil em uma missão sob a égide da ONU. Suas experiências servem não apenas como um exemplo de coragem e dedicação, mas também como um testemunho do compromisso do Brasil com a paz mundial.