Familiares do homenageado acompanharam a cerimônia

“O Museu do CFN tem que estar sempre em condições de receber a visita da Rainha da Inglaterra, sábado à noite”, assim dizia o Capitão de Mar e Guerra do Quadro Técnico Paulo Roberto Marcos Quintão, encarregado do Museu do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) entre os anos de 1990 e 2004. Confesso fã dos túneis históricos e apaixonado por tudo aquilo pertinente ao Museu do CFN, o Comandante Quintão, que faleceu no ano de 2013, recebeu uma homenagem do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) no dia 7 de dezembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia de descerramento da placa “Túnel Histórico Comandante Quintão” contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares, que reconheceu a contribuição do Comandante Quintão para o registro da história do CFN. “Hoje temos um belíssimo Museu, que nasceu da dedicação e do entusiasmo desse Oficial, que fez questão de deixar esse importante legado”, ressaltou.

Também esteve presente o Contra-Almirante (RM1-FN) Jorge Mendes Bentinho, que escreveu uma homenagem exposta em uma placa metálica exibida na entrada no túnel subterrâneo do Museu, que a partir de hoje levará o nome do Capitão de Mar e Guerra Paulo Roberto Marcos Quintão. “Oficial dedicado, comprometido com a instituição, altamente ilustrado, por onde passou a todos conquistou, com seu jeito simples, humano e educado”, disse o Almirante em trecho da homenagem.

Após uma breve solenidade no Salão Sete de Março, situado na sede do CGCFN, os convidados dirigiram-se ao Museu do CFN, onde foi feito o descerramento da placa por Paula Quintão, filha do Comandante Quintão. “Toda essa vibração, essa energia do meu pai, de amor à história, de amor à Marinha, de amor aos Fuzileiros Navais eu carrego comigo. Muito obrigada por esta linda homenagem”, disse. No local, também está exposto um quadro com uma imagem desenhada pelo Segundo-Sargento de Infantaria Thiago Fernandes da Fonseca Cavalcante, atualmente servindo no Museu do CFN.

descerramento da placa em homenagem ao comandante quintao
Descerramento da placa em homenagem ao Comandante Quintão

Sobre o Capitão de Mar e Guerra (T) Quintão – Nascido em 26 de setembro de 1950, na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, o Comandante Quintão foi o responsável por organizar o Museu do CFN, reformulando a metodologia empregada na historiografia da corporação e dando uma nova roupagem para a exposição do acervo. Buscou ampliar os recursos destinados ao Museu e conseguiu inseri-lo no calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro, com a criação do Salão de Artes Plásticas do Museu do CFN. Escreveu inúmeros artigos e promoveu diversas pesquisas, assessorando o Comandante-Geral do CFN na trajetória que elevou o nome do Museu do CFN.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).