Brasília (DF) – O Exército Brasileiro é um dos expositores da 7ª Mostra da Base Industrial de Defesa do Brasil, um dos mais importantes eventos voltados para inovação e negócios no segmento de defesa e segurança do país. Realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a Mostra conta com participação das três Forças Armadas e de mais de 60 empresas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dentre os materiais e projetos exibidos pelo Exército no evento, destacou-se o Sistema Protheus, equipamento integrado ao Veículo Blindado de Transporte de Pessoal Guarani que permite ampliar a visibilidade da tropa embarcada. Também foram expostos materiais de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear; viaturas do Sistema ASTROS e de apoio ao Sistema de Comunicações e Guerra Eletrônica; uma Viatura Tática Leve Multitarefa; além de equipamentos e uniformes do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA); e um espaço de esclarecimentos sobre o Sistema de Cadastramento de Produtos de Defesa.

A abertura da Mostra foi realizada na segunda-feira, 6, com presença de autoridades militares e civis. Na ocasião, o Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ressaltou o prestígio da indústria de defesa nacional. “A indústria de defesa do Brasil vem evoluindo a passos largos e se destacando com expressivos resultados de elevado potencial de crescimento. Nesse rumo, nossos produtos de defesa alcançam qualidade internacional, sendo reconhecidos pela eficiência, custo acessível e tecnologia agregada”.

De acordo com o Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro, General de Divisão Wolski, a Mostra já é um tradicional e importante evento de interação das Forças Armadas com a indústria de defesa. “Trata-se de uma oportunidade única de interação que se torna muito importante considerando, hoje, a envergadura da indústria de defesa brasileira e também a busca de maior operacionalidade do Exército. É uma satisfação acompanhar o quanto o Brasil vem se desenvolvendo na área de defesa”.

Prestigiaram a abertura o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, General Arruda; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Almir Garnier; o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Batista Júnior, autoridades militares de nações estrangeiras e oficiais-generais das três Forças Armadas.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).