No mês de março de 2023, em Taubaté (SP), a Aviação do Exército deu início à capacitação de militares pertencentes a diversas brigadas de infantaria, como a 11ª Brigada de Infantaria Leve, 12ª Brigada de Infantaria Aeromóvel, 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, 23ª Brigada de Infantaria de Selva e 1ª Brigada de Infantaria de Selva, para o emprego operacional de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) em pequenas frações de combate das organizações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Formação e padronização nas mãos do CIAvEx

O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) é o responsável pela formação e padronização dos militares, estabelecendo e formulando a grade de instruções com base nos processos de segurança de voo e emprego tático. Essa iniciativa reflete a crescente importância da integração de drones e outras tecnologias de ponta nas operações do Exército Brasileiro.

Capacitação focada na eficiência e segurança das operações

WhatsApp Image 2023 03 17 at 095638

Com o objetivo de garantir que os militares estejam aptos a operar os SARP de forma eficiente e segura, o treinamento oferecido pelo CIAvEx aborda aspectos teóricos e práticos relacionados ao funcionamento e manuseio dos equipamentos, bem como táticas de emprego e regras de segurança. A capacitação tem como foco desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para que os militares possam utilizar os drones em suas respectivas áreas de atuação, ampliando o alcance e a eficácia das operações de combate.

Essa iniciativa da Aviação do Exército reforça o compromisso do Exército Brasileiro em investir na capacitação e na incorporação de tecnologias avançadas em suas atividades, contribuindo para a modernização das Forças Armadas e para o aumento da eficiência e eficácia nas operações militares.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).