Em São José dos Campos, uma cidade conhecida por seu polo tecnológico, o Exército Brasileiro marcou presença na 21ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (21ª REPID). O evento, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de agosto, não foi apenas uma reunião comum. Ele reuniu autoridades e especialistas dos Sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo representantes do Ministério da Defesa (MD), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Debates e Inovações em Pauta

imagem 2023 08 29 061106085

A 21ª REPID teve como foco principal a discussão sobre a gestão de projetos, a ampliação das capacidades das Forças Armadas e, claro, o fortalecimento da Base Industrial de Defesa nacional. Mas não foi só isso. O evento proporcionou um rico ciclo de palestras, ministradas por renomados especialistas em Ciência e Tecnologia. Após cada apresentação, houve momentos de debates e discussões, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. O Exército Brasileiro, sempre à frente quando se trata de inovação, apresentou projetos nas áreas temáticas de comando e controle e tecnologias quânticas, mostrando seu compromisso com o avanço tecnológico do país.

O Exército e a Vanguarda Tecnológica

imagem 2023 08 29 061052264

Não é de hoje que o Exército Brasileiro investe em tecnologia e inovação. A participação ativa na 21ª REPID é uma prova disso. Ao apresentar projetos em áreas tão avançadas como tecnologias quânticas, o Exército demonstra sua visão de futuro e a importância de estar sempre atualizado no cenário tecnológico global.

A Importância da REPID

imagem 2023 08 29 061032908

A REPID é um evento anual, coordenado pelo Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa. Sua realização é de suma importância para o país, pois é através de encontros como este que se molda o futuro da defesa nacional, sempre com um olhar voltado para a inovação e a tecnologia.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).