No dia 19 de agosto, após a palestra do Ministro de Estado da Defesa Fernando Azevedo e Silva, ocorreu a solenidade de encerramento do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, realizado pela Escola Superior de Guerra (ESG) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Pela ESG, participaram da cerimônia o Comandante da Escola, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, o Subcomandante da Escola e Diretor do Ciclo de Estudos, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, e o Diretor do Campus Brasília da ESG, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite.

Na sede da FIESC, em Florianópolis, estavam presentes o senhor Cesar Augusto Olsen, Presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC, representando o senhor Mário Cezar de Aguiar, Presidente da FIESC, o General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Coordenador do Escritório Sul do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação e o senhor José Eduardo Fiates, Diretor de Inovação e Competitividade da Federação das Insústrias do Estado de Santa Catarina.

O General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho foi o orador da turma do III Ciclo e destacou o esforço realizado para aproximar a base industrial do estado de Santa Catarina com a Defesa. “O CEED permite diminuir a distância entre esses dois pontos. A defesa é uma alavancadora da economia de qualquer país”, afirmou.

No campus Brasília da ESG, o Capitão de Mar e Guerra Luiz Antônio Vidal Lisa representou os demais estagiários participantes do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa ao receber simbolicamente das mãos do Comandante da ESG o certificado e o distintivo pela conclusão do Ciclo.

Por ocasião da solenidade de encerramento também ocorreu o descerramento da placa alusiva, contendo os nomes dos estagiários concludentes, pela senhora Luciane Gabilotti, Executiva do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC, e pela senhora Vanessa Batista, Assessora de Relações Institucionais e de Gestão da FIESC, na sede da Federação.

Ao fazer uso da palavra, o senhor Cesar Augusto Olsen, Presidente do COMDEFESA FIESC, ressaltou a importância do entendimento das necessidades militares pela indústria. “O COMDEFESA tem demonstrado que não existe defesa nacional sem a participação da indústria local”, concluiu.

Por sua vez, o Almirante de Esquadra Borges, Comandante da ESG, ao encerrar o Ciclo, destacou que a relevante parceria entre a Escola e a FIESC atingiu todos os objetivos propostos. “É de suma importância termos a indústria de um estado que contribui significativamente para o PIB industrial do país como parceira, para participarmos e contribuirmos para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa”, afirmou.

O III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa foi realiazado durante oito semanas, com uma programação 100% on-line que tratou aspectos da Defesa, Infraestrutura, Desenvolvimento e perspectivas para o cenário pós-pandemia. Além de integrantes da FIESC e da ESG, o Ciclo também teve a participação das Federações das Indústrias dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e Minas Gerais.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).