A Marinha do Brasil, juntamente com outros 32 países, participaram do Obangame Express 2023, o maior exercício marítimo multinacional na África Ocidental. A Marinha foi representada pelo Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As operações militares combinadas no Golfo da Guiné visam combater todo o tipo de criminalidade marítima, concentrando as atividades na construção de capacidades na região. Incluiu uma troca de conhecimentos sobre coleta forense, táticas defensivas de combate e primeiros socorros. Além da capacitação dos militares, os exercícios permitem um estreitamento de laços institucionais entre as nações participantes.

O exercício que está sob vigilância do Comando dos Estados Unidos na África foi estabelecido em 2010 para aumentar a segurança no Golfo da Guiné por meio de exercícios marítimos de segurança conjunta.

As seguintes nações participaram do exercício; Angola, Bélgica, Benin, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Dinamarca, França, Gabão, Gâmbia, Alemanha, Gana, Guiné-Bissau, Itália, Libéria, Marrocos, Namíbia, Holanda, Nigéria, Polônia, Portugal, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Espanha, Togo e Estados Unidos. Também participarão a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade Econômica dos Estados da África Central (ECCAS).

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).