Nesta quinta-feira, 25 de abril, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) foi palco de uma cerimônia significativa, onde onze novos Guardas-Marinha Médicos prestaram juramento à bandeira, marcando a conclusão de seu Estágio de Adaptação e Serviço (EAS). O evento foi presidido pelo Capitão de Mar e Guerra Rafael Ramos Machado dos Santos, Chefe do Estado-Maior do Comando do 5º Distrito Naval, e contou com a presença de várias autoridades locais e nacionais, incluindo o Vice-Prefeito de Rio Grande, Sergio Cabral Webber, e o Juiz Federal Wendell Petrachim Araujo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Estágio Rigoroso e Abrangente

Imagem do WhatsApp de 2024 04 25 as 20.20.06 fd942363

Iniciado em 19 de fevereiro, o EAS ofereceu aos Guardas-Marinha uma formação abrangente que incluiu disciplinas teóricas e práticas essenciais como Liderança, Cerimonial da Marinha, Armamento e Ordem Unida. Essas instruções são projetadas para solidificar a base militar dos alunos, ensinando valores fundamentais como hierarquia e disciplina. Além disso, o curso proporcionou experiências práticas valiosas, como instrução de evacuação aeromédica e um embarque no Navio Patrulha Benevente, preparando os médicos para situações reais de campo.

Impacto e Importância do Estágio para a Marinha

Imagem do WhatsApp de 2024 04 25 as 20.20.06 7d552b4d

Os formandos, agora oficialmente integrados ao corpo de oficiais da Marinha do Brasil, atuarão em diversas Organizações Militares sob a jurisdição do 5º Distrito Naval. A preparação recebida durante o EAS os equipa para enfrentar os desafios da medicina naval, tanto em ambientes de paz quanto em operações de crise ou guerra, reforçando a capacidade de resposta e a eficácia da Marinha em missões de saúde e segurança.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).